Vai assentar seu MOSAICO SÃO TOMÉ BRAISL?
Você irá gastar as seguintes ferramentas:
A colocação de mosaicos em paredes divide-se em três partes:
Primeiro Passo - CORREÇÕES E NECESSIDADES
Os buracos e fissuras:
A primeira etapa é a preparação da parede. Em relação aos buracos e fissuras que possa ter na parede você
deve ignorar os pequenos buracos e deve tapar as fendas de maior dimensão. Use um raspador triangular
para eliminar as partes com pouca aderência.
Caso tenha fissuras grandes você deve efetuar o seguinte procedimento:
Note que papel de parede não é uma boa base para aplicar azulejos ou mosaicos, ele é pesado e poderia eventualmente não suportar o peso. Assim, deverá ser removido (use uma removedora a vapor) e elimine os restos até que a parede fique absolutamente limpa.
Paredes pintadas podem servir como base para a aplicação de mosaicos desde que estas estejamcompletamente sem gordura. Assim deve-se lavá-las com um detergente e depois serem lixadas com lixa grossa para melhorar a aderência das peças. Paredes úmidas devem ser tratadas antes de instalar os azulejos. Caso não o faça, correrá
riscos desnecessários.
Segunda Passo - ASSENTAR
O primeiro passo na colocação dos mosaicos é escolher o ponto de partida, para isso, existem algumas dicas ssenciais. Nunca comece por um canto, este pode não ser certo. Trace uma linha vertical (usando o fio de prumo e o bate-linhas) no meio da parede. E finalmente na altura de comprar conte sempre com mais 10% de peças. Antes de começar a aplicar os mosaicos convém fazer um plano de assentamento para evitar desperdícios. Depois de fazer o plano aplique a cola. Caso use argamassa para a colocação, aplique-a diretamente na peça e estenda esta camada horizontalmente sobre a base e em bandas regulares. Faça isso com a espátula especial de dentes (estes dentes servem para determinar a espessura da camada de argamassa)
Chegou ao ponto de fixar os mosaicos. Mal tenha espalhado a argamassa deve-se logo colocar o primeiro mosaico confirmando com o fio de prumo. A depender do modelo, não há necessidade de deixar espaço para rejuntamento. Verifique se os mosaicos estão bem planos com uma régua de alumínio e corrija os eventuais erros com a ajuda de um maço de borracha.
Terceiro Passo - FINALIZAÇÕES
Chegou a hora dos acabamentos.
Para cortar os mosaicos deve-se utilizar um corta-mosaicos ou mesmo a makita. Parta o mosaico após o corte. Para os ângulos reentrantes, coloque a máquina na direção interior.
Sempre a seco.
Como cortar mosaicos? Deve começar sempre por marcar um contorno utilizando um bico de traçar, depois, corte-o parte por parte, com uma turquês.Como recortar as bordas de um mosaico? As juntas? Depois de um dia de secagem. Utilize massa de ceramista ou rejunte comum de azulejo. Limpe imediatamente após a aplicação. Para tanto, consulte o vendedore informe-se sobre aplicação em amarração, semelhante ao desenho esquemático abaixo.
Seguindo estas informações, é possível aplicar nossos mosaicos na parede ou outras áreas sem demandar necessariamente mão-de-obra especializada.
Tenha sempre a opinião de um profissional da área e mãos à obra!
As pedras podem ser assentadas no contra-piso ou diretamente sobre a terra isso vai depender da espessura e resistência da pedra, de qualquer forma o local deve estar sempre nivelado. Siga os passos:
1. Prepare a massa de cimento ou argamassa (quartzolit);
2. Use a colher para espalhar massa no local onde ficará a superfície inferior da pedra;
3. Coloque a pedra sobre a massa no chão;
4. Repita este procedimento para colocar as outras peças;
5. Deixe espaços pequenos entre as pedras (destacando o serviço e as peças);
6. Use a marreta de borrada para nivelar as pedras de acordo com a linha esticada.
Se algumas pedras ficarem mais baixa levante a peça e adicione um pouco mais de massa.
O rejunte é feito com a própria massa, mas utilizando areia fina e não é necessário o cal, retire os excessos com a espátula e depois limpe com uma espuma úmida.
Se as paredes estiverem lisas (rebocadas) será necessário o chapisco ou a quebra da parede em algumas partes para melhor fixação das peças, em alguns casos utiliza-se massa comum em outros argamassa para o assentamento.
1. Inicie o trabalho de revestimentos em paredes sempre pela parte de baixo;
2. Use a colher para colocar massa na parede, que poderá ser lançada formando pequnos montes de massa;
3. Coloque a pedra sobre a massa na parede e segure um instante para fixá-la;
4. Siga este procedimento, use as pedras já colocadas como aopoio para as que fixarão em cima.
5. Use o prumo para verificar e consertar o alinhamento vertical.
Nas paredes há opções de fazer colocação com junta seca (sem rejunte), colocando as pedras encaixadas e juntas sem deixar rejunte a vista, existe também a opção de colocação almofadado usa-se geralmente em trabalhos com junta seca, consiste na quebra dos cantos na parte superior da pedra, para que ela não seja assentada de forma quadrada e tenha efeito arredondado esse trabalho é feito no momento da colocação, esse procedimento é realizado em pedras irregulares.
Em lugares onde as pedras não podem ser lavadas com freqüência, faça o uso da vassoura diariamente para evitar que as sujeiras superficiais se tornem manchas de difícil remoção.
Para superfícies externas onde a probabilidade de acumulo de sujeira é maior pode utilizar-se de vassouras, escovão, lava jato ou no caso de sujeiras mais intensas utilizam-se produtos especializados para limpeza de pedras. A Decor Pedras também disponibiliza estes produtos para sua maior comodidade, trabalhando com a marca LIMPA PEDRA, um produto especializado para remoção de sujeiras de pedras.
Pedras em geral são ásperas necessitando muitas vezes de uma impermeabilização com resina acrílica, selador ou hidrofugante, são soluções contra o acumulo de sujeira que protegem as pedras facilitando a limpeza e ainda deixando a pedra com brilho no caso da resina. A Decor Pedras também disponibiliza aos seus clientes esses produtos, trabalhando com a ILVA DO BRASIL que é uma empresa com produtos especializados em impermeabilização de pedras.